Amigurumi


Aposto que você já deve ter visto pela internet vários bichinhos fofos feitos de crochê. Então  provavelmente assim como eu você também teve vontade de ter alguns para chamar de seu e quem  sabe também ficou com curiosidade para saber mais sobre como fazer-los.  Pensando nisso hoje vim compartilhar com vocês um pouquinho sobre os amigurumi. 

O termo amigurumi deriva da junção das palavras “Ami”, que pode significar “tricô” ou “malha” e “Nuigurumi” que significa “bichos de pelúcia”. Ou seja, amigurumi significa ao pé da letra “bichos de pelúcia de tricô”. O amigurumi é uma técnica japonesa para a criação de bonecos de crochê ou tricô, que surgiu nos anos 80 com o advento da cultura kawaii. Mas começou a ganhar o mundo em 2003. 


Crochê: artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda. Os trabalhos podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente.

 Os bonecos costumam ter formas humanas ou de animais e possuem tamanhos variados, mas geralmente ficam entre 10 e 30cm. A confecção de um amirugumi geralmente é feita com agulhas de crochê ou tricô mais finas, para evitar que o enchimento fique aparente ou acabe saindo da peça.. Apesar da variedade de técnicas que pode ser usada, a prevalecente é o uso de ponto baixo aliado ao anel mágico. Como enchimento pode ser usado a fibra de silicone, poliéster,  algodão ou até mesmo lã ou as linhas de crochês.


Tricô: técnica feita com duas agulhas para entrelaçar o fio de lã de forma organizada, criando-se assim um tecido com textura e elasticidade marcantes. O trabalho geralmente é manual mas pode também ser feito através de máquinas próprias, o que também resulta num tecido muito semelhante à malha manualmente tecida.

Curiosidade: os amigurumis teriam a propriedade de atrair a boa sorte, protegendo e dando segurança aos proprietários.

Agora que você também já conhece um pouco da história e do que é o amigurumi, separei algumas dicas, tutoriais e receitas ( as receitas são o passo-a-passo para o confecção desses bonequinhos) para quem quer se aventurar nessa técnica.


Mas antes de se jogar e começar a testar as receitas, se você assim como só tem noção de como fazer a correntinha ou não tem nenhum ideia de como fazer  crochê recomendo o conhecer o canal Two Bee, da Bia Morais. Lá ela ensina como você começar um amigurumi do zero, da dicas de material, enfim vale muito a pena conhecer. E tem até grupo no Facebook.  

No canal Amigurumania tem tutorial dos pontos básicos para quem quer começar ou relembrar. Já no site Amigurumi Brasil você vai encontrar várias receitas em português para começar a fazer suas próprias criações. Lá você poderá encontrar por exemplo como fazer um Pikachu, o BB-8 e Unicórnios.  E no Pinterest você pode encontrar várias referencias incríveis para se inspirar.

Espero que vocês tenham gostando de conhecer um pouquinho dessa técnica kawaii. Mas me contem alguém aqui têm o faz amigurumis? 





14 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ahhhh eu tô apaixonada!!! Queria ter alguém pra me ensinar trico só pra eu poder fazer e encher minha filha de bichinhos fofinhos (olha a desculpa esfarrapada!) rs

    ResponderExcluir
  2. Acho esses bichinhos muito fofos! Sou doida pra aprender e já me inscrevi no canal da Two bee faz muito tempo, mas nem comprei as coisas ainda. Tenho fé que até o final do ano começo kkk

    ResponderExcluir
  3. Acho eles lindos! Dá vontade der colecionar viu?! Sempre que vejo fico lá 'namorando' pra comprar porque, se depender de mim pra fazer crochê ou tricotar, menina, tô perdida ^^ adorei o post com as curiosidades! Beijos!

    Metamorphya••• Participe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu sempre vejo no Instagram esses lindos, mas não tinha ideia do nome e nem de sua origem, achei o post maravilhoso.
    Um beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  5. Achei fofos demais esses amigurumis.
    Já vou mostrar esse post pra uma amiga que faz crochê, ela vai amar.

    Beijos

    tudojuntoemisturado.info

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super tentada a fazer,principalmente o Baymax,vou dar uma olhada nos links viu,eu sei fazer o ponto correntinha e só isso,aprendi quando era pequena e minha vó falava pra eu fazer pulseirinhas pra usar e colocar nas bonecas :D
    Que post incrível,obrigada <3
    Beijos ^.^
    littlewonderscrm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho tãoooo fofinho! Tenho um unicórnio que é o meu xodó! ♥ Beijoo

    www.coisadalud.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu quero um! Acho eles as coisas mais lindinhas! Mas não tenho habilidade para fazer um não... vou ter que encontrar alguém que faça para mim!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  9. Eu baixei um super tutorial de amigurumi, mas não consegui sair do primeiro ponto de crochê huahua super triste. Talvez eu não tenha tentado com tanto afinco.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  10. Acho que o melhor é começar por fazer o basiquinho de ser uma bola e decorar com outras coisas (como googly eyes e folha eva). A minha mãe fez uns há uns tempos! Gostei do post, fiquei apaixonada!

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
  11. AI MEU SENHOR, EU QUERO!
    Já vou ver se a minha mãe sabe fazer esse tipo de coisa, se não, vou tentar aprender. Encontrei algumas idéias bem legais no pinterest, já quero ter uma coleção de amigurumi *-*

    ResponderExcluir
  12. Amei!!! Estou doida pra aprender a fazer croche, fazer esse bonequinhos então <3 Já me inscrevi em todos os canais que você mencionou aqui <3

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
  13. Eu amo Amigurumi acho muito fofo, já assisti alguns vídeos mas ainda não tive coragem de me arriscar acho muito difícil, um mais lindo que o outro meus preferidos são abacaxi, unicórnio, cacto e xícara muito linda.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria da receita. Alguém achou?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino