De coadjuvantes a protagonistas: séries sobre enfermeiras que valem a pena conhecer


Geralmente as séries que se destacam são produção que envolvem alguma trama policial, advogados renomados, médicos considerados quase deuses. Aí dentro dos seriados médicos percebi que nem todos dão um destaque merecido para a equipe de enfermagem e cheguei a conclusão que não acompanho nenhuma série de TV que tenha como protagonistas esses profissionais. 

Talvez agora você também esteja pensando a mesma coisa que eu, mas para dar um ajudinha e acabar com esse problema separei 3 séries que tem profissionais de enfermagem como protagonistas e que valem a pena conhecer. 


Call the Midwife: é uma série britânica adaptada por Heidi Thomas, inspirada no livro de memórias da enfermeira Jennifer Worth (já falamos um pouco dela aqui). A trama é ambientada nos anos 1950 e segue a trajetória de Jenny Lee, uma enfermeira de 22 anos de classe média que trabalha como parteira junto com um grupo de freiras no East End de Londres, ajudando famílias de baixa renda e realizando partos em condições precáriasTudo isso é associado aos dramas pessoais das personagens, como romances e desencontros da vida no meio da correria do dia-a-dia. Com o passar das temporadas a série continua apresentando as dificuldades que elas encontram em realizar suas atividades, bem como conciliar a profissão com a vida pessoal.

A série conta atualmente com 6 temporadas com uma média de 8 episódios cada.


Nurse Jackie:  conheci este seriado em uma aula sobre ética na faculdade, então vocês podem imaginar que ele aborda temas polêmicos. Pode parecer errado o que vou dizer, mas a primeira impressão que tive foi com se Nurse Jackie fosse uma espécie de House de saias. Jackie é uma enfermeira e mãe dedicada, porém, sua forma de lidar com a incompetência de seus colegas é passando por cima deles e das regras do hospital em que trabalha. A série é uma mistura drama e comédia, que trata não só da sua vida profissional como também a pessoal, trazendo seus problemas financeiros, complicações amorosas e vício em remédios em sua narrativa.

A série possui 7 temporadas com uma média de 12 episódios cada.


MercyVocê não conhece verdadeiramente a rotina de um hospital enquanto não a tiver visto pelos olhos das pessoas que melhor a conhecem: as enfermeiras. A trama acompanha a vida de três enfermeiras que trabalham no Mercy Hospital, em Nova Jersey. Veronica Callahan é uma dessas enfermeiras: ela acabou de voltar ao mercy Hospital depois de uma temporada no Iraque e sabe mais sobre medicina do que todos os residentes combinados. Já Sonia Jimenez é a sua melhor amiga, e Chloe é uma enfermeira novata buscando seu espaço. Juntas elas lidam diariamente entre traumas e surpresas da vida e do amor - dentro e fora do hospital.

A série possui apenas uma temporada de 22 episódios. 

Vocês conhecem outras séries com essa temática que adicionariam a essa lista? Já assistiram alguma delas? Me contem nos comentários. 

22 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Fiquei interessada em assistir Mercy :3

    Sou um horror pra séries, Ane, começo e nunca termino (com raras exceções), mas tô tão fissurada em Greys Anatomy que talvez uma série com cenário semelhante também acabe me prendendo!

    ResponderExcluir
  2. Tava precisando de séries pra assistir" o/

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas indicações, vou procurar saber mais um pouco sobre elas <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a Mercy, as outras já. Assisti alguns episódios de Call the Midwife no Netflix e lembro que gostei bastante, mas já faz algum tempo...
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, se tem uma coisa que me irrita é a maneira como as séries médicas esnobam completamente os enfermeiros. E em Grey's Anatomy, por exemplo, a gente vê que tem sempre os mesmos atores envolvidos nos mesmos casos que os médicos. Bem que poderiam explorar mais essa profissão né? Ótimas dicas :)

    ResponderExcluir
  6. Caraca adorei suas sugestões, não conhecia a maioria das séries! Vou assistir pra ver se gosto. Parabens

    ResponderExcluir
  7. Gostei tanto da publicação que eu tive que compartilhar la no grupo <3

    ResponderExcluir
  8. Oi! Nunca fui fã de séries de medicina por não gostar do assunto mesmo huieheiu, mas achei super legal você trazer séries em que as protagonistas são enfermeiras! Sempre que a gente pensa em saúde em geral nos lembramos dos médicos e acabamos não valorizando como devíamos a enfermagem...Achei muito bacana enfermagem ser o foco dessas séries.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Adoro seriado médico, mas confesso que fecho os olhos nas cenas que envolvem agulhas HAHAHAHA

    Adorei a sinopse de Mercy, vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  10. Nunca curti muito a temática médica dos seriados, desde Plantão Médico (é, tõ velha rs) - os casos parecem ser resolvidos sempre do mesmo jeito, tem melodrama demais num tema que já é pesado por si só e as tramas paralelas são muito "novela mexicana" disfarçada. Porém achei seu ponto de vista interessante (realmente, é uma pena que ninguém dê importância pros enfermeiros nessas séries) e é bom descobrir que eles receberam - merecidamente - seu espaço na TV. =)

    ResponderExcluir
  11. Sou super relutante em começar séries, acredita? hahah A única enfermeira de série - que lembro agora haha - é a Claire de Demolidor/Jessica Jones/Luke Cake/Punho de Ferro! hahaha Beijoo

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  12. Sempre fui do time dos seriados policiais e não dos seriados médicos, mas gostei da premissa de Call the Midwife. Tá na minha lista da Netflix há meses! Um dia eu vejo!

    ResponderExcluir
  13. Conhecia apenas a última série, mas somente por nome e achei demais as outras! Quando você disse "House" de sai fiquei imaginando ele de saia, porém confesso que isso fez com que me interessasse mais para ver esta série.
    Beijinhos
    Thamila Mascarin

    ResponderExcluir
  14. Que post maravilhoso! Já coloquei as séries na minha listinha. Parecem ser muito boas. Beijos (:

    ResponderExcluir
  15. Meio bizarro né, essa questão das séries médicas não mostrarem/darem importância para as enfermeiras. Nunca tinha parado pra pensar nisso. Gostei da sinopse de Mercy, vou procurar pra assistir.

    ResponderExcluir
  16. Não tinha parado pra pensar na falta de visibilidade a equipe de enfermagem nas séries, acredita? Isso é bem triste.

    Adorei as series que indicou, não assisti nenhuma e minha lista de series para assistir acaba de aumentar :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. gente, que blog mais lindo (fazia tempo que não passava por aqui)
    acho que a unica serie com enfermagem que vi foi ER, voce lembra?
    Bom saber das dicas, que atualmente to sem séries na vida
    beijos

    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  18. Que postagem mais maravilhosa e diferente! Adorei, ainda não conhecia essas séries, mas claro que já escolhi uma pra ver, no caso Mercy, acho que vou amar <3 Beijos

    ResponderExcluir
  19. Foi pensando na falta de visibilidade da enfermagem em seriados médicos que acabei aqui. Muito bom FINALMENTE achar séries que nos tratem como protagonistas, pq fico embasbacada de como os médicos fazem absolutamente tudo e como eles são encontrados em abundância nos hospitais retratados. hahahah

    ResponderExcluir
  20. Assisti uma série no netflix que gostei bastante, chama-se Tempos de Guerra.
    Em 1921, enfermeiras da elite de Madri salvam vidas e encontram amizade e romance em um hospital instalado no norte da África para os soldados da Guerra do Rife.

    ResponderExcluir
  21. Olá. Amei as dicas. Alguém sabe onde consigo baixar Mercy ? já tentei de tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino