O Feiticeiro de Terramar

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman. 
📖Skoob  👍Avaliação Final:⭐⭐

O Feiticeiro de Terramar  é um clássico da literatura fantástica. Publicado originalmente em 1968, o livro narra a história de Ged, um menino órfão de mãe, que descobre ainda na infância ter habilidades para as artes mágicas. Ged é um jovem curioso e perspicaz destinado a grandeza. Com sua sede por conhecimento ela acaba deixando sua ilha natal com o objetivo de se tornar um grande feiticeiro. Com a ajuda do mago Ogion, Ged ingressa em uma escola de magia, onde ele rapidamente se destaca entre seus colegas. Porém o que Ged  tem de talento ele tem de arrogância e em sua busca para se destacar ele acaba liberando um grande mal.  Este feito irá moldar a vida do jovem aprendiz de feiticeiro, levando-o a iniciar sua jornada na tentativa de se redimir do seu terrível ato. 


Nunca lhe ocorreu que o perigo ronda o poder como a sombra persegue a luz? A feitiçaria não é um jogo que jogamos por diversão ou para receber elogios. Pense nisto: toda palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. Antes de você falar ou fazer, tem que saber o preço a pagar! 

Inicialmente achei a leitura um pouco complicada e de certa forma cansativa, mas em nenhum momento desinteressante. O Feiticeiro de Terramar é o primeiro livro de 5, então ele precisa introduzir o leitor neste novo universo e como Terramar é composto por várias ilhas é um pouco complicado você se localizar (por isso a importância do mapa que vem junto), entender as características de cada povo, os nomes dos personagens (cada personagem possui seu nome de nascimento, o nome pelo qual é conhecido e seu nome verdadeiro), mas já no terceiro capítulo a leitura começa a fluir bem nos prendendo a atenção. 



É perigoso, esse poder. Nocivo em grade parte. E deve vir acompanhado do conhecimento e servir a necessidade. Acender uma vela é lançar uma sombra...
Durante a leitura é praticamente impossível não se lembrar de O senhor dos Anéis e principalmente de Harry Potter, mas não pense que isso é algo ruim, pois é legal de ver como a autora  se inspirou (O Senhor do Anéis foi lançando antes) e inspirou vários livros de fantasia  contemporânea que amamos. Porém o que torna este livro tão especial é  a maneira que a autora se mostrou a frente de seu tempo ao trazer para sua história assuntos de cunho ideológico, muitos vezes negligenciados na época. Como exemplo disso temos personagens negros ocupando papeis importantes na história (a maioria dos personagem principais da história são descritos com a pele marrom-acobreada ou negra), as mulheres ganharam destaque na trama, os problemas sendo resolvidos em sua maioria de maneira pacifica. Neste livro você não vai encontrar batalhas épicas, sangue e destruição, mas ainda assim vai encontrar uma grande luta entre o bem e  o mal.

Ao meu entender O Feiticeiro de Terramar  é um livro sobre a passagem da infância para a vida adulta, o caminho que um jovem deve percorrer para alcançar seu amadurecimento. Como este livro é voltado para o público adolescente a autora soube muito bem como abordar essa transição de fase tão conturbada e cheia de dúvidas através da história de Ged e sua saga para se tornar um grande feiticeiro.  Úrsula nos mostra que o que nos torna grandes pessoas não é a nossa capacidade de sempre fazer o certo, mas sim a maneira como lidamos quando as coisas dão errado. Que o conceito de bem e mal é separado por uma  linha muito tênue.  Que a sabedoria é conquistada todos os dias quando travamos uma batalha interna para não sucumbirmos as nossas trevas e reunimos forças para deixar nossa luz transparecer, é nessa luta diária em busca de equilíbrio que nos conhecermos  melhor, e assim crescemos e amaduremos.

O Feiticeiro de Terramar  é leitura obrigatória para os fãs de fantasia e uma ótima opção para que está querendo começar a descobrir os universos fantásticos. 

* Curiosidade: O Studio Ghibli  lançou em 2006 o filme Gedo Senki (Tales From Earthsea)  baseado nos primeiros quatro livros. Confira o trailer

11 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Eu quero muito voltar a ler mais em 2017 *.* e parece ser bem o estilo de livro que gosto. Adoro essa temática de fantasia e vou procurar pelo filme, afinal os filmes do Studio Ghibli são ótimos ne ^^ beijs beijos e obg pela dica!

    Metamorphya • • •

    ResponderExcluir
  2. Parece que a história lembra muito Harry Potter mesmo, como eu não curto muito esse tipo de leitura, não me interessei em ler, mas deve ser uma leitura muito boa para quem gosta do gênero.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  3. O universo fantástico dentro dos livros é incrível. Sou apaixonada por histórias assim, principalmente quando elas nos fazem parar e refletir sobre os acontecimentos narrados ♥ O livro em si não me chamou muita atenção, acredito que a diagramação poderia ter ficado mais atrativa, mas a história me lembra bastante Harry também, é meio que uma mistura de tudo, né? Não tenho certeza se leria, mas não custa nada conhecer um livro novo. Quem sabe ele entra pra listinha. Aliás, a resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros com temáticas fantásticas e magia <3 acho que são meus favoritos de todos! Me pergunto como eu ainda não conhecia esse livro, já que eu adoro livros dos anos 60 pra trás hehe. A capable e a sinopse me chamaram muito a atenção... e eu espero poder lê-lo um dia!

    ResponderExcluir
  5. Mulher, quando vi você falar de Harry Potter ali em cima já fiquei animada pra ler! Gosto de fantasia e esse livro parece mesmo interessante, apesar de eu não conhecer até então. Curti muito sua resenha!
    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito desse livro, mas ainda não li. Sendo uma fã assumida de fantasia, sinto uma necessidade imensa de ler a obra o mias rapidamente possível!

    ResponderExcluir
  7. não sou muito fã desse gênero de livros, mas eu acho bem legal, já li um e outro durante a vida. haha Vou procurar baixar pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha está muito legal! Já ouvi falar desse livro, não sou tão fã do mundo fantástico, mas esse livro pareceu ser muito bom. ♥

    ResponderExcluir

  9. Ainda não conhecia esse livro, mas eu amei sua resenha.
    Eu amo fantasia e já quero ler :)
    Que capa linda ♥ Já vou anotar o nome aqui na minha lista de leitura.
    ótima sexta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  10. De todas as resenhas que já li sobre esse livro a sua com certeza foi a mais completa!Eu tenho grande interesse por essa saga desde que ouvi falar dela e como amo o Ghibli, com certeza vou checar o filme! ♥

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto muito desse tipo de livro, mas MEU DEUS, SUA RESENHA TÁ MARAVILHOSAAA! AMEEEI!

    Bjos https://marinspira.blogspot.com.br/ ♡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino