5 animações que definitivamente não foram feitas para crianças

















Algumas pessoas tem a mania de achar que animações são filmes feitos exclusivamente para crianças, mas isso é uma grande erro, afinal existem animações feitas para o público adulto, porém esse é assunto para outra postagem. Hoje separei 5 filmes que apesar de serem fofos e fazerem a alegria da criançada trazem uma mensagem forte que faz a gente pensar e muitas vezes nos levam as lágrimas, por  mais que a gente tente contê-las. 


O Rei Leão: esse é o primeiro da lista e aposto que você já viu e reviu esse filme e ainda sim se surpreende com os acontecimentos da trama. Há que diga que O Rei Leão foi baseada em Hamlet de William Shakespeare devido a algumas semelhanças no enredo (já dá para perceber a complexabilidade da obra). Esse filme mostra a crueldade que somos expostos quando nascemos. Simba ainda muito jovem se vê entre uma disputa por poder e acaba sendo envolvido nos planos maquiavélicos de seu tio Scar sem imaginar que acabaria perdendo seu amado pai de uma maneira tão trágica. Ao longo do filme Simba tem que lidar com a dor da perda, culpa, vergonha, traições, aceitação e amadurecimento. Situações essas que ficam cada vez mais presentes conforme vamos crescendo e ficando mais próximos da vida adulta. Todo esse enredo + a trilha sonora que é incrível resultam em uma leve bad pós filme. 



O Bom Dinossauro: esse é outro filme que mexe com o nosso emocional e é o mais recente da nossa lista, então corre o risco de você ainda não ter assistido e pegar algum spoiler. O filme mostra a amizade de Arlo, um dinossauro adolescente, com um jovem menino humano, Spot. Até aí tudo bem, mas o que faz toda a diferença na história é a maneira como o caminho dos dois se entrelaça e posso adiantar que não é nada feliz. Arlo é o filho caçula e vive a sombra dos irmão, buscando provar a família que pode ser tão bom quanto eles. Já Spot vive sozinho e e visto como uma animal selvagem que precisa ser mantido a distância. O Bom Dinossauro lembra um pouco em alguns aspectos O Rei Leão (Disney querendo fazer a gente chorar mais uma vez) e aborda temática como a organização da sociedade, catástrofes naturais, perda, culpa, perdão, amizade, amadurecimento e superação. 


Up - Altas Aventuras: é um daqueles filmes que despertam o que há de melhor na gente, nos dá esperança de que nunca é tarde para realizar um sonho e que não podemos nos fechar para as possibilidade que a vida nós dá por medo causado por traumas antigos. Quantas pessoas vemos por aí que se tornaram amargas devido as crueldades da vida, e quantas crianças que vivem situações difíceis e não perdem a alegria e a vontade de viver a vida é uma tapa na cara né!? 
Carl Fredricksen era um sonhador de espirito aventureiro que se torna um velho rabugento após a morte de sua esposa e companheira de aventuras. Mas quando o jovem Russell entra em seu caminho Carl meio a contragosto acaba vendo sua vida tomar um rumo totalmente novo e vivendo uma de suas maiores aventuras. 


Wall-E:  este filme nos mostra a Terra em um futuro que não gostaríamos de vivenciar, mas que é para onde estarmos caminhado se não mudarmos algumas atitudes. Wall-E  é um robozinho simpático que tem a função de coletar, compactar e organizar o lixo que está no planeta, ou seja organizar a bagunça deixada pelo humanos. Enquanto isso, os humanos estão vivendo na nave Axion, uma espécie de cruzeiro intergalático, aguardando que o planeta se recupere e possa voltar a ser habitado. Em meio a um dia de trabalho qualquer Wall-E conhece Eva, uma robô que vem à Terra em busca de alguma sinal que o planeta esta se recuperando. Logo Wall-E se apaixona por Eva e embarca em uma aventura atrás de sua amada. Este filme nos faz pensar no rumo que a humanidade está tomando e os resultados das escolhas feitas pelo homem em busca de uma vida mais "fácil" e lucrativa.   
Wall-E quase não tem diálogos o que torna tudo ainda mais envolvente e emociante, afinal as atitudes dizem tudo.


Valente: neste filme vemos uma princesa forte e que não precisa e nem quer um príncipe em sua vida. Merida é uma jovem de espirito livre e por conta disso sua relação é meio conturbada com sua mãe. O filmes aborda conflitos familiares, o papel da mulher em uma sociedade machista, aceitação, quebra de tabus. O filme traz uma nova versão para as princesas que estamos acostumadas a ver e o que dá uma sensação boa de ver a mulher moderna sendo representada nos "contos de fadas".

É claro que vários outros filmes ficaram fora dessa lista e quem sabe apareçam por aqui em uma próxima, mas quero saber de vocês quais filmes de animação você consideram que não foram feitos apenas para as crianças?  

6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Interessante sou apaixonada por filme de criança olhando por esse lado vejo que não é só para crianças hahaha
    bjs
    www.quaseinvisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Divertidamente! Com toda certeza não é só um filme pra criança também heh Coraline, Toy Story 3 :'( e tem alguns vários da Ghibli como A Viagem de Chihiro! Tem A Noiva Cadaver do Burton também... Gente, pensando agora existem vários o_o
    Concordo com todas as indicações, como eu sofro com todos esses, a primeira vez que vi Wally foi um baque na minha vida haha
    Amo Rei Leão desde criancinha e sempre sofria junto com o Simba (ainda sofro) e os demais não tem como não amar e não refletir <3
    O único que ainda não vi foi O Bom Dinossauro, mas já fiquei ansiosa *-*
    Adorei o post Ane! Com certeza faça mais *-*

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  3. O único filme que eu vi foi valente, eu acho que vi o rei leão, mas não lembro como ele é, já coloquei este filme na listinha dos que eu quero assistir, vou aproveitar minhas férias em abril para ver todos eles <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
  4. Desses, só não assisti O Bom Dinossauro ainda, então nem li o que você escreveu sobre ele para não pegar spoiler. Mas sim, grande parte das animações mais atuais tem muita coisa para os adultos. Divertidamente é outra delas.
    E ai, meu coração, amo O Rei Leão de paixão! <3
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. O rei leão marcou minha infância de uma forma que não sei contar <3 Todo mundo ama rei leão, principalmente nós adultos por tudo o que passamos com o desenho na infância.

    O restante quando eu assisti eu já era mais mocinha, e com certeza tive um entendimento melhor e mais profundo de cada ( que eu nao teria se fosse uma kid haahha)

    Um que eu gosto muito também é "Spirit" já assistiu?

    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que essas novas animações que passam nos canais da TV a cabo também não são pra crianças, eles ensinam muitas coisas ruins pras crianças. Desenhos bons são os da TVE, que mantém a pureza da criança. Tudo tem que ser no seu tempo certo.

    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino