Livro do Desassossego

Olá pessoal!

Hoje vim compartilhar com vocês duas dicas de leitura. Mas primeiro gostaria de esclarecer que pra mim sempre há tempo para um livro, mesmo que ele não esteja mais na "moda".  Vejo a leitura como algo tão mágico que acredito que o livro chega em nossas mãos na hora que tem que chegar. Sim, devemos estar informados sobre as novidades, mas ler. Às vezes requer tempo, maturidade... Concorda? 

Bem, mas vamos à sugestão?


Título: Livro do Desassossego
Autor: Fernando Pessoa, feito Bernardo Soares
Editora: Companhia das Letras
Edição:
Ano: 2011
Páginas: 542



E esta indicação é para os que amam poesia. Mas... Para além dos que amam poesia, é também para aqueles que amam pensar e refletir sobre a vida. Para vocês minha dica é o Livro Desassossego, escrito por Fernando Pessoa sob o Semi-heterônimo Bernardo Soares. 

Ganhei este livro de presente quando terminei minha faculdade. Uma poetamiga, Carmen Presotto, me trouxe e disse que eu lesse com cuidado, com olhos atentos. E o que eu posso dizer a vocês é que eu comecei e não terminei. E creio que não vou terminar porque cada vez que releio aprendo algo diferente. 

O Livro do Desassossego tem uma história belíssima. Diferente dos outros foi composto por fragmentos. como se fossem pensamentos "soltos" do autor anotados em papeis. É um livro que não há necessidade de começar a ler do início, pois em qualquer página que você abrir estará de frente um um questionamento, um pensamento, uma inquietação. 

Dos trechos publicados no livro apenas 12 foram levados a público pelo autor, os demais foram encontrados em seus arquivos e nesta edição especificamente o pesquisador Richard Zenith estabelece nova ordem, acrescenta trechos recentemente descobertos e descarta outros que só após a digitalização do acervo do autor puderam ser corretamente compreendidos.

Eu diria que este é daqueles livros para colocarmos na cabeceira. Sempre há algo que podemos encontrar nele. E o mais interessante é que a obra ainda é alvo de pesquisa de muitos pensadores, escritores. Vale a pena conhecer. 

Mas para não deixar vocês curiosos toda a vida. Vou postar aqui alguns trechos que me tocaram e depois deixarei o link para o livro em formato PDF. para aqueles que se interessarem. 



"Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto.. Faço férias das sensações." (p56)

"Cada um tem sua vaidade, e a vaidade de cada um é o seu esquecimento de que há outros com alma igual. A minha vaidade são algumas páginas, uns trechos, certas dúvidas..." (p99)

"Ah, mas como eu desejaria lançar ao menos numa alma alguma coisa de veneno, de desassossego e de inquietação. Isso consolar-me-ia um pouco da nulidade de ação que vivo. Perverter seria o fim da minha vida. Mas vibra alguma alma com minhas palavras? Ouve-as alguém que não só eu? (p99)


http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16740
Clique na imagem para baixar o livro em PDF



Espero que tenham gostado da sugestão. 
Eu confesso que morro de amores por este livro! 
Um abraço pessoal!

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Oii, tudo bom?
    Nunca li esse livro, mas anotei a dica!!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  2. parece bom !!

    Beijos, <3
    Tá rolando um concurso cultural muito legal lá no meu blog, te espero lá!
    http://www.paaradateen.com/2015/06/promocao-witch-presentes-blog-parada.html

    ResponderExcluir
  3. Oiii.. comigo a mesma coisa: não preciso ler um livro só porque está na moda. Acho que o importante é ler coisas que gosto.
    Esses dias meu marido perguntou: nossa, mas vc fala bem de todos os livros que lê. Minha resposta: seleciono muitoooo bem o que leio e raramente me decepciono.
    Se eu ficasse indo na onda do que o povo ta lendo, imagina né? rsrsrs

    Não conheço muito de Fernando Pessoa, gostaria de me aprofundar mais.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino