Quando você começou a ler?

Olá! Você já se pegou pensando sobre quando você começou a ler? Se você for um leitor assíduo pense em quando começou a se interessar pelos livros e se você ainda não for leitor assíduo, pense em quando você começou a juntar as letras a compreender textos, lá na sua época de escola...

Leitura, reflexão, livros, ler, aproximação, vida, lendo
Web Imagem

Pois esta semana me peguei refletindo sobre este momento e fui direto à minha infância. No início me veio à memória cenas do meu pai lendo um livro vermelho lindo, que eu adorava. Depois me lembrei que quando era menina, um caderno na mão era questão de ordem. Cresci no meio das letras, digamos assim...

Mas você deve estar se perguntando o porquê de eu tocar neste assunto, certo? É que muitas vezes a gente acha que ler é um dom, algo que somente pessoas "muito especiais" possuem, ou mesmo, que é algo chato e sem sentido. Ocorre que minhas experiências têm me mostrado que ler é uma questão de prática, aproximação e permissão. Veja se concorda comigo...

Por exemplo, se você se lembrou de sua época de escola, quando começou a juntar as letras, deve ter se lembrado também de vários exercícios de leitura e reflexões que você precisou fazer para entender como funcionava o processo de escrita e de leitura, junção das sílabas, palavras, frases... etc. Se você está lendo este texto e compreendendo é porque você passou por esta prova. Concorda? Acontece que se aprendemos a ler e não praticamos. Continuamos com a habilidade de leitura, mas vamos nos afastando dela, até acharmos que é algo que não nos pertence... Percebe? É como aquele amigo que ao longo dos tempos vai ficando cada vez mais distante.

A aproximação, por sua vez está intimamente ligada com a permissão. São amigas e andam juntas. E aqui, eu estou falando de ler além daquilo que lhe obrigam. Falo da leitura das coisas que há no mundo e no meio delas, o livro. 

Você passa a ser um leitor (assíduo) quando se permite aproximar dos livros, das revistas, dos jornais... Quando busca a percepção de que há algo além da necessidade de ler e se envolve com a história, com a informação e se deixa levar pela imaginação. E para se permitir, você não precisa ser um gênio, basta querer e se envolver. E isso depende só de você.

Mas agora, que já falei um pouco sobre minhas impressões, gostaria realmente de saber... Você se lembra quando foi que você começou a ler? Conte-nos um pouquinho sobre sua história com as letras.  

Abraços!

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa, me peguei refletindo sobre seu post e não me lembro exatamente quando comecei a ler. Eu concordo com vc sobre alguns fatores que influenciam o gosto pela leitura.
    Eu me lembro de ler desde sempre, minha mãe sempre me incentivou, e um dos primeiro que me recordo (tiveram outros, mas não sei) foi o Escaravelho do Diabo.
    Adorei.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oiii... acabei indicando esse post no blog, de tanto que gostei rsrs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Não me lembro a idade, mas lembro qual foi o livro hahahaha
    O primeiro livro que li sozinha foi Pollyanna e lembro que fui tão tartaruga.. Levei semanas para concluir a leitura.. minha mãe se oferecia pra ler pra mim, mas não.. queria o desafio de saber como era terminar uma leitura ..

    Muito boa sua publicação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino