Livros de pintura para adultos: Vamos conversar?

Olá pessoal! 

Hoje vim falar sobre pintura! Vocês devem estar atentos aos lançamentos dos últimos tempos? Vários livros de pintura para adultos foram publicados e mais alguns ainda estão em fase de divulgação. Uma das explicações iniciais para adquirir o livro era de que o mesmo (os mesmos) seriam uma forma de terapia para quem a ele se dedica. A questão é que esta afirmação dividiu as águas. Há pessoas que concordam, outras que discordam. E por ai se estende uma grande discussão sobre os livros serem ou não uma terapia. 

Foto: Ana Carô
Na opinião desta pessoa que vos fala o X da questão está no conceito e no modo como utilizamos a palavra terapia. Para um psicólogo, psicanalista ou estudioso desta área a terapia tem um sentido muito particular e sério, não podemos nos desfazer disso. Mas também não podemos nos esquecer da liguagem coloquial que está presente em nossa vida diariamente. 

Pesquisando sobre o termo em alguns sites, chego à conclusão que a terapia relaciona-se ao cuidado com a saúde, ou com a alma. Uma preocupação com o bem estar pessoal.  Há vários meios para se ter este cuidado e um deles é a ajuda profissional. Mas, há também outras formas de atingir este equilíbrio. A forma com isso será feito vai depender da profundidade do cuidado que determinada pessoa necessita. 

Veja bem, não estou querendo definir nada, apenas dizer que se é algo que faz bem Por que não tentar? Por que polemizar? Várias pessoas que estão pintando os livros descrevem uma sensação de prazer, alegria, algo positivo. 

Imagem daqui
E a arte tem mesmo este poder sobre nossa mente. Falo por experiência própria. Pintando, escrevendo, bordando produzimos em nós várias sensações e experiências que podem fazer bem à nossa saúde. E vivemos em um tempo onde ficamos tão presos em nossa "condição de adulto" que esquecemos o quão interessante possa ser fazer algo mais livre, leve... Daí creio eu, a utilização do termo terapia.

Mas, sendo terapia ou não, acho muito válido se permitir vivenciar esta experiência. Não como uma obrigação. Mas como uma oportunidade. Pinte o livro, imprima folhas, desenhe e pinte. Minha dica é que você faça a arte e a arte possa fazer bem para você.   

Quanto aos conceitos, fiquemos atentos sim, mas tenhamos cuidado para não deixar que eles guiem sempre nossas formas de agir, senão. ao invés de sermos livres, ficaremos cada vez mais presos e sem mobilidade! 

Abraços

8 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Em um primeiro momento, achei esse livro sensacional e quis comprá-lo na hora. Depois comecei a pensar na "febre" que virou livros de colorir para adultos (sério, já vi até revistinhas de colorir assim nas bancas). Acho que a terapia é válida, mas para começar dá muito bem para imprimir as imagens na Internet. Ai, caaaaaaaso você REALMENTE goste daquilo, compre os livros. Conheci várias pessoas que compraram por modismo e não usaram :/

    Enfim, conheci o blog de vocês lá pelo Blogueiros Geeks! Estou seguindo para acompanhar :) um beijo!
    www.saborabsinto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! realmente muitas pessoas compram por modismo. Mas acredito que é assim com todas as coisas. Eu sou a favor das coisas que nos façam bem e tenho visto pessoas felizes com o livro. Isso me deixa feliz. =D

      Muito grata pelo seu comentário. Sua opinião conta muito pra nós! Um abraço!

      Excluir
  2. Não tem coisa mais linda nesse mundo do que dar vida através das cores! Amo demais!
    E amei a nova moda de livros de colorir para adultos. Tá aí uma coisa que as pessoas nunca deveriam deixar de lado. Pintar é muito, muito inspirador.
    Tá, sou suspeita em falar, rsrsr

    Eu Rabisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Deyze! A pintura é algo sensacional. Vejo como meus alunos gostam e sempre que vejo um adulto pintando vejo alegria. Isso não tem preço né!?

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Achei uma ideia genial lançar livros deste tipo para adultos. Todo mundo deveria ter a oportunidade de voltar à infância e livrar o estresse diário. Amei!

    ps. Seu blog é muito fofo e adorei a ilustração ali no topo. Sucesso.

    Beijinhos da Aurora.
    Blog Alvorecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aurora! Concordo contigo! Uma forma de nos sentirmos mais leves!
      Que assim seja!

      Excluir
  4. Muito legal o post! Você soube abordar este assunto sem ficar polemizando ainda mais.Na minha opinião, o livro é ótimo para quem quer se distrair e se desligar dos problemas de "adultos". É como se, pelo menos por um tempinho, a gente voltasse a ser criança e isso é muito bom haha.
    Beijos,
    #fiquerosa

    >> http://www.fiquerosa.com/ <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fique Rosa! Feliz que tenha gostado. Minha intenção era realmente falar dos benefícios que a pintura nos traz. Essa leveza que conseguimos poucas vezes em nosso dia a dia!

      Um abraço pra ti!

      :*

      Excluir

Postar um comentário

@profanofeminino