Ditadura da Beleza

Recentemente nas redes sociais houve uma série  de garotas postando fotos em que apareciam de cara limpa em apoio a campanha Stop The Beauty Madness, mas o que chamou a atenção foi a participação de algumas blogueiras e celebridades em apoio a esta campanha.  Vendo toda a repercussão que isso gerou me lembrei de uma postagem que comecei a escrever em setembro de 2012 e não sei porque motivo acabou ficando esquecido em meios a vários rascunhos, e achei que agora seria uma ótima hora de postar.

Acredito que somos seres que possuímos livre arbítrio, ou seja somos livres para fazer nossas escolhas, uma vez que também somos responsáveis pelas consequências de nossos atos.  Usar ou não maquiagem todos os dias não faz de você uma pessoa melhor, mais inteligente, muito menos mais bonita, se levarmos em consideração que isso são apenas parâmetros criados por uma sociedade capitalista e machista (infelizmente as cosias ainda são assim). O que importa é que você se sinta feliz e bem consigo mesma toda vez que se olhe no espelho não apenas com o seu exterior, mas que esteja em paz com seu eu interior.  

Vanessa Hudgens e Angelina Jolie
Não nada de errado de ter momentos assim. A maquiagem deve ser usada como aliada para realçar a beleza que já existe em você. 

Mas a certas atitudes que merecem nossa atenção, e o que era para ser apenas vaidade acaba se tornando doença, e como tal merece todo um cuidado especial. Não sei se todos aqui já ouviram falar, mas já comentamos aqui no blog sobre Transtorno Dismórfico Corporal.

O transtorno dismórfico corporal é caracterizado pela preocupação excessiva com um "imaginado" defeito na aparência. A preocupação com tais defeitos causa um sofrimento clinicamente significativo, gerando um prejuízo no desenvolvimento  social, como  em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Muitas vezes o diagnóstico é complicado, pois pode se confundir com uma vaidade excessiva.  Boa parte das pessoas que sofrem do TDC frequentemente procuram cirurgiões plásticos e/ou dermatologistas para tratamentos estéticos, muitas vezes mudando totalmente sua aparência, mas nunca chegando a um contentamento com o resultado final. 

É preciso ter cuidado  para não se deixar levar e acabar ficando assim. 

Então para e pense é normal tem um bad hair day mais de uma vez na semana, ter estria, celulite, marcas de espinhas, alguns quilos a mais. E é claro que isso incomoda, e é totalmente normal querer melhorar aquilo que já bom não é mesmo? Mas temos que melhorar de acordo com a nossa vontade e dentro dos nossos limites. Não comprar uma imagem inventadas das capas de revistas, muito menos tentar usar inúmeros recursos disponíveis atualmente para virar alguém que não se é. 

Antes de mais nada tire um tempo para você e reveja seus padrões, e se pergunte suas neuras são apenas por vaidade, pressão da sociedade, ou você está com um olhar distorcido sobre a imagem que você vê refletida no espelho? Afinal até quando seremos escravas da ditadura da beleza? 

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Muito bacana tua reflexão! O tema é realmente muito sério e merece todas as atenções possíveis!
    Um abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com o que tu falou! Acho que você não deve julgar uma pessoa por sua maquiagem. Super acredito que você deve usar maquiagem para se sentir bem consigo mesmo, para você se olhar no espelho e se sentir linda pra si mesma, não para agradar os outros ou para parecer algo que você não é. De forma também que a maquiagem realce o que vc ja tem de belo e não qrendo alterar o que se é.
    Amei o post!
    Meu Blog
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não sei qual o motivo do povo se apavorar tanto com "a fulana sem make" a "beltrana com espinha", é como se fosse uma regra estupida a ser seguida. O pior que é existe cada vez mais um numero de jovens que buscam a perfeição, sendo que ela não existe. Como disse uma vez: "é bonito ser inteligente" você ser uma boa pessoa... mas ACONTECE MUITO as pessoas quererem sempre aquele padrão de "beleza", aquela mesma coisa e uma massa inteira querendo se encaixar nela. =/
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino