>>>>>DICAS DE MODA<<<<<: POÁ; PETIT-POIS; POLKA DOT OU BOLINHAS

>>>>>As bolinhas voltaram e estão fazendo a cabeça das mulheres:
Referencia do passado, conceito para o futuro:<<<<<

Pra quem é romântica e adora um look bem feminino, a clássica estampa poá é a  pedida certa. Elegante e com essência retrô, a padronagem é tendência forte da nova estação.

Mas você tem alguma ideia de como a estampa foi criada?  Também chamado de petit-pois, polka dot ou simplesmente de bolinhas, o termo poá tem origem francesa. Há algumas teorias de como e onde a estampa foi criada.

A primeira vem do século XIX: dizem que, quando imigrantes do leste europeu chegaram na América, trouxeram uma dança chamada polka, que possui movimentos circulares bem definidos.





A segunda teoria diz que Walt Disney, ao criar a personagem Minnie Mouse, em 1929, queria uma estampa tão marcante e única como o xadrez e o listrado, que eram as estampas da época. As bolinhas são até hoje marca registrada da famosa ratinha.



O poá ganhou força e reconhecimento nos anos 50, período pós-guerra em que a moda era bem otimista e alegre. A estampa virou uma febre, usada por divas do cinema, como Marylin Monroe e Audrey Hepburn, e eternizada nas pin-ups.


Embora a origem do poá ainda seja misteriosa, uma coisa é fato: a estampa é um clássico da moda e, volta e meia, ganha destaque nas passarelas e nas ruas novamente!


História da Moda – Estampa de Bolinhas: Poás

Nos anos 50 a estampa de bolinhas, também chamada de petit-pois, polka dot ou poá, foi consagrada nos looks das pin-ups com um apelo erótico e divertido, configurando-se o estilo pseudoincidente do periodo pós guerra personificado pela diva Marylin Monroe.
O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7. No entanto, o uso e a origem desta padronagem (minha preferida), o poá, surgiu muito tempo antes…



Bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido, e as pesquisas indicam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX. 




Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa.


Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.
REFERENCIA DOS DESFILES - 2013: 









Dolce &Gabbanna:


ACESSÓRIOS E SAPATOS:

 


                                             




Bjus, D. Santos.   
COMPARTILHE: #PROFANOFEMININO  
                      https://twitter.com/BLOGDSANTOS

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Acho essas estampas muito fofas!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho essas estampas muito fofas!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei os vestidos !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino