Dicas de Moda: IT GIRL

  • It girl:

A romancista britânica Elinor Glyn [1864 - 1943] foi quem primeiro usou o termo it como um eufemismo para sex appeal.

A história da romancista:
Elinor Glyn: nome artístico.
Nome de batismo: Elionor Sutherland.
Nascida em: Saint Helier., Jersey,  Reino Unido, 17 de outubro de 1864  Chelsea, Londres, 
Morreu: no Reino Unido, 23 de setembro de 1943.
Foi uma romancista e roteirista inglesa e uma das precursoras da ficção erótica para mulheres. Foi ela quem cunhou o uso de It como um eufemismo para sexualidade ou para atração sexual, e seus trabalhos tiveram grande influência sobre a cultura popular no inicio do século XX.
Beyond the Rocks foi filmado pelo cinema-mudo em 1922, por Sam Wood, com Gloria Swansone Rodolfo Valentino. Em 1927, Elinor ajudou Clara Bow a ser conhecida como “The It Girl”.
Mas afinal, o que quer dizer it girl? Que expressão é essa? De onde saiu? Para que serve?. Nas palavras dela, ‘IT’ é aquela qualidade que alguns possuem e que faz com que todas as outras pessoas sejam atraídas por sua força magnética.
Tendo o ‘IT’, você conquista todos os homens se você é uma mulher – todas as mulheres se você é um homem. ‘IT’ pode ser uma qualidade do espírito assim como uma atração física

De forma mais resumida, quando em revistas de moda e coisas do gênero você lê que uma garota é uma it girl, isso significa que se trata de uma garota [mulher] que possui carisma, charme, elegância,finesse, inteligência…
Uma it girl cativa as pessoas ao seu redor, ela influência de modo positivo aqueles e aquelas que estão em seu raio de atuação.





Termo usado na novela “Sangue Bom”, fora do significado “it girl”, devido a protagonista ser trabalhada na grife, não influenciar novas tendências somente replicar o que já existe.
Vale dizer aqui que uma it girl, de acordo com as especialistas, não se faz com roupas de grife. Logo, ser uma it girl não tem nada a ver com possuir uma ‘bolsa Chanel + sapato Louboutin + mergulho na Daslu‘. Isto porque o conceito it girl não está nas grifes [nas marcas]. Ser uma it girl vai além disso.
It girl é mais uma daquelas expressões que deve ser compreendidas a partir do seu conceito, da ideia que transmite, do que representa. Logo, o termo it girl é algo que precisa sem internalizado com seu conceito sem a necessidade de traduções ao pé da letra e equivalências esdrúxulas.
Portanto, minhas leitoras, a expressão em inglês continuará sem tradução.Para encerrar saiba que o termo ‘it boy‘ também existe, mas é ainda pouco conhecido. Por favor, não confundam ‘it boy‘ com sinônimo de homossexual.

O termo "it girl" surgiu em 1927 com o filme It, que tinha como estrela Clara Bow, considerada a primeira das it girls. Desde o início, a expressão se referia a uma qualidade, algo referente a uma atitude marcante, como é o de meninas que chamam atenção sem muito esforço.
Clara Bow.
It Girl são as mulheres que mesmo sem querer, criam tendências e despertam o interesse das pessoas em relação ao seu modo de vestir, de andar, pensar ou agir. Elas se destacam entre as pessoas e criam interesses alheios, e exercem uma influência positiva ao seu redor, e as pessoas passam a copiar o seu jeito!
Mas afinal, o que é uma it-girl? Uma garota da moda? Fashion? Que tem atitude? Ou simplesmente famosa? Todas essas alternativas e um pouco mais! Uma It-girl que se preze anda com roupas, bolsas e sapatos da moda, mas tem algo nela exclusivo, que não está à venda em lugar algum: carisma, elegância e charme. Um brilho próprio sabe?.

Elas não seguem tendências, elas criam, pois têm um estilo próprio! Portanto tornam-se grandes inspirações nas tendências de moda, mas é claro que para isso elas devem estar muito antenadas nas informações de moda, para ter a segurança de usar algo que ela julga ser legal.
Mas não é o dinheiro ou a condição social que faz uma It Girl, mas sim sua atitude e personalidade. Sem se apegar a marcas e etiquetas, elas acertam nas escolhas, aliando o bom gosto, ousadia e inteligência. Não existe uma fórmula mágica para se transformar em It Girl, ser uma delas é natural, e vem da personalidade.
Em geral peças clássicas são os principais itens no guarda-roupa destas mulheres, mas elas acrescentam referências novas em suas produções, como por exemplo acessórios de grande impacto. Para ser uma It Girl, o importante não é usar, mas sim saber como usar, e isso elas sabem bem!
Exemplo da série Gossip Girl, também fora dos padrões, não tem acréscimo de inovação nas peças clássicas.

Assim, de forma resumida, quando em revistas de moda e coisas do gênero você lê que alguém [uma garota] é uma 'it girl' significa que se trata de uma pessoa que possui carisma, charme, elegância, finesse, inteligência...
Um 'it girl' cativa as pessoas ao seu redor, ela influência de modo positivo aqueles e aquelas que estão em seu raio de atuação. Vale dizer aqui que uma 'it girl', de acordo com as especialistas, não se faz com roupas de grife. Nesse sentido, elas podem também ser chamadas de trendssetters.
Ela tem atitude, é elegante, destaca-se pelo comportamento, inteligência e autenticidade. Interessante observar que o prefixo “it”traz uma ideia de “um que a mais”, algo desejável, o top de linha, o melhor.
Vale lembrar que esse termo ganhou força com a série Gossip Girl e ganha o povão aqui no Brasil, com a novela Sangue Bom no figura da personagem Amora Campana, interpretada pela Sophia Charlotte.

Um fator dominante é que na televisão ou no cinema, sempre a “it girl” vem sendo elencada como a malvada, a egoísta, a desleal, em nenhuma definição da autora dona do termo a classificação tem esses adjetivos, muito pelo contrario, as características são todas colocadas ao avesso.
Roupas caras que não deixam claro quem é você, nunca farão de você uma It Girl. Tome cuidado. A verdadeira “it girl” é aquela que gosta do que veste por si só.

As it girls causam e arrasam com seu carisma, charme, finesse, tendências e tudo mais necessário para formar uma garota em uma it girl

Em todas as referencias atuais procuradas, não achei quem se encaixasse melhor do que as beldades mostradas abaixo:



Estas mulheres ultrapassaram seu tempo e ainda influenciam as novas gerações. Quebraram padrões estabelecidos para se tornarem ícones de referencia da moda, uma verdadeira It girl.

Bjus, D. Santos.   
COMPARTILHE: #PROFANOFEMININO  
                      https://twitter.com/BLOGDSANTOS

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei o post, justamente por que o termo It girl tem sido muito utilizado ultimamente, mas de fato o que é uma It girl ? como se configura uma ? eu não entendia ao certo, o post foi muito esclarecedor pra mim. gostei muito C:

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas usando o termo It Girl, sem saber o que é.. Foi ótimo saber um pouco mais.
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post! Pior que já conheci muitas meninas "comuns" que se auto-intitulavam it girls.
    Mas parabéns! Post muito interessante e bem construído (e com fotos da Blair *-*).
    Beijos!
    http://blackdaysattiffanys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino