Vida de Universitário VIX


1-Qual seu nome e idade? E nos conto um pouco sobre a sua escolha do curso.
Olá meu nome é Lilian tenho 20 anos, eu escolhi esse curso por acreditar que ainda existe esperança na educação, apesar de não ser o favorito por sua desvalorização com o passar do tempo.


2-Qual curso você faz e qual semestre está cursando? Sua faculdade é pública ou particular?
Eu faço pedagogia, estou cursando o 5º semestre em uma universidade particular.

3-Este é o curso que você queria desde o Início?
Na verdade esse não era o curso que eu tinha em mente após muita pesquisa finalmente decidi optar por ele porque ele era o certo pra mim naquele momento.

4-Quais eram sua impressão sobre o curso antes e agora que está finalmente o cursando? Você superou suas expectativas?

A minha impressão foi de muita teoria durante o curso, porém a maioria das vezes nós utilizamos a criatividade e a tecnologia a nosso favor, dependendo da aula acontece brincadeiras e dinâmicas, o curso quebrou o que eu tinha em mente até aula de comunicação nós tivemos.


5-O curso que você queria tinha em sua cidade/estado ou você teve que se mudar para outro lugar? Caso você tenha tido que se mudar como foi todo o processo de adaptação? O que mais você sentiu dificuldade?
Eu tive a sorte de ter a universidade perto da minha casa. Não precisei mudar de cidade.

6-Com a mudança do ensino médio para faculdade existe algumas diferenças. Qual foi a mudança que mais de agradou e qual a você menos gostou?
O que, mas me agradou foi à forma que os professores tratam a gente como adultos e não crianças/adolescentes nos quais são responsáveis. A responsabilidade aumenta e tudo para que de certo só depende de você. O que não agradou foi que ainda as panelinhas existem.  

7-Qual sua dica para quem vai prestar vestibular em breve? Qual foi a estratégia de estudo que você usou e aprovou? 
Organize e separe um horário para estudar, tire suas duvidas com os professores, faça anotações do que você acha importante sobre a matéria junte os amigos e faça um grupo de estudo. A minha estratégia por ter problemas com matemática foi pedir ajuda do meu pai que é bom e também usar o gravador de voz celular para fixar os pontos principais de cada matéria.

8-Fale um pouco do seu curso, como é a grade, as possibilidades de mercado, vantagens e desvantagens?  
A maioria das pessoas tem o mesmo pensamento de quem faz pedagogia é para ser professor, mas não é bem assim nós também podemos atuar na área de direção de escola e também em empresas. Grade do curso apesar de muita teoria é bem dinâmico contendo aulas do curso de comunicação e psicologia. O mercado de trabalho é bem amplo logo que você inicia o curso você já pode estagiar na área, a desvantagem que hoje em dia a profissão não é valorizada como antigamente.   

9- Conte nos um pouco sobre a sensação desta nova fase, o que mudou em sua vida? A e também nos conte como foi seu trote?
A sensação dessa fase é de responsabilidade e ansiedade, estou na reta final do curso e tudo é um grande aprendizado. O que mudou na minha vida é saber que eu vou formar cidadãos e futuros profissionais. Na verdade eu não tive o ‘trote’,  no campus da minha universidade tem o três segmentos : Educação, Direito e Saúde, mais só o curso de direito estava comemorando na hora que um aluno começou a pintar o meu rosto chegou outros “bixos”  do curso dele então eu escapei. 

10-O que você poderia dizer para nossos leitores, que você acha importante para quem esta fazendo vestibular e para aqueles que já estão na universidade?
Eu acho superimportante saber o que você quer fazer, então pesquise bastante o curso que você pretende fazer, se tiver a oportunidade converse com alunos do primeiro e ultimo ano do curso para você ter uma idéia do que te espera, o mercado de trabalho e o que você julgue necessário, faça teste vocacional, veja a nota da faculdade do ENADE, estude bastante, mas também tire um tempo para relaxar. Para que vai entrar esse ano ou já está estudando faça com amor a profissão que você escolheu.



3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Minha mãe é pedagoga. É um curso interessante e importante. A Pedagogia é a base da educação.

    Beijos!
    Cah. - meumundoecolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como já disse no twitter, amo essa coluna do blog. Beijos
    darmexeriqueiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro este quadro do blog. E já vou me preparando hahahhaah
    Beijos!!
    http://hellomodaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino