Vida de universitário



Inaugurando a nova coluna da tag vestibular "Vida de Universitário, tem entrevista com a blogueira Francelle, do blog My Memories. Caso alguém já esteja nessa fase e gostaria de compartilhar conosco sua experiencia e ajudar outra garotas entre em contado conosco. As entrevistas têm como intuito ajudar quem está entrando nessa fase, tem dúvidas sobre o curso que quer fazer, morar sozinha e etc. Espero que gostem !

1-Qual seu nome e idade? E nos conto um pouco sobre a sua escolha do curso.
Me chamo Francelle e tenho 18 anos. Escolhi jornalismo por causa do meu blog (www.blogmymemories.com), já que adoro pesquisar notícias e escrevê-las à minha maneira para informar as pessoas.

2-Qual curso você faz e qual semestre está cursando? Sua faculdade é pública ou particular?
Estou cursando o segundo semestre de Jornalismo na PUC-RS, que é uma faculdade paga mas consegui uma vaga graças ao saaaanto ProUni!

3-Este é o curso que você queria desde o Início?
É sim, desde que decidi que iria fazer faculdade, minha primeira e única ideia foi jornalismo.

4-Quais eram sua impressão sobre o curso antes e agora que está finalmente o cursando? Você superou suas expectativas?
Eu me informei muito antes de realmente decidir que era esse o curso que queria, então eu já entrei na faculdade sabendo um pouco de como seria. Mas mesmo assim, acredito que superou as expectativas, apesar de estar apenas no início do curso.

5-O curso que você queria tinha em sua cidade/estado ou você teve que se mudar para outro lugar? Caso você tenha tido que se mudar como foi todo o processo de adaptação? O que mais você sentiu dificuldade?
Bem, na minha cidade não existe uma boa universidade, então já comecei procurando uma faculdade direto em Porto Alegre, que é a capital do estado e é cheeeia de lugares legais pra estudar. Teria certa dificuldade para transporte, mas estou pagando uma van. Graças a Deus, tudo se acertou! XD

6-Com a mudança do ensino médio para faculdade existe algumas diferenças. Qual foi a mudança que mais de agradou e qual a você menos gostou?
A mudança que eu mais curti foi estar estudando algo que eu realmente gosto, mas no início tive certa dificuldade em me acostumar com o tamanho imeeenso do campus, já que a minha escola era muito pequena.

7-Qual sua dica para quem vai prestar vestibular em breve? Qual foi a estratégia de estudo que você usou e aprovou? 
Olha, o principal é tentar não ficar nervosa, porque a ideia de fazer uma prova tão importante como o vestibular ou o ENEM às vezes assusta. Mas a gente tem que estudar como se fosse para uma daquelas provas da escola, sabe?! É melhor manter a calma e estudar algumas horinhas por dia, mas não muitas horas porque senão o cérebro acaba misturando as informações. E outra coisinha importante: se preparar para fazer a prova no tempo correto, porque se a gente faz com muita calma, o tempo passa voando. 

8-Fale um pouco do seu curso, como é a grade, as possibilidades de mercado, vantagens e desvantagens? 
Olha, meu curso tem cadeiras que ensinam a escrever para todos os meios de comunicação (jornal, internet, tv e rádio) e inclui outras cadeiras mais gerais. Não sei explicar a parte das cadeiras muito bem, mas nesse link vocês podem ver todas. No mercado, é meio óbvio que se pode trabalhar na televisão, no rádio, em sites de notícias e em jornais ou revistas impressos. Mas também pode-se trabalhar em assessoria de imprensa para empresas e celebridades, ou em qualquer outra oportunidade de emprego relacionado à comunicação. Dizem que estudantes de jornalismo tem muita dificuldade para encontrar emprego, mas eu acredito que quando a gente gosta do que faz e trabalha bem, acaba conquistando uma vaga pelo seu potencial.

9- Conte nos um pouco sobre a sensação desta nova fase, o que mudou em sua vida? A e também nos conte como foi seu trote?
Olha, é algo muito mais abrangente do que a escola. Parece que muitas portas se abrem ao mesmo tempo, e o curso exige que o aluno seja muito bem informado, então você sente como se estivesse abrindo os olhos para o mundo sabe?! Falando assim, parece uma frase meio cliché, mas foi exatamente o que eu senti. Sobre o trote, me disseram que foi bom, mas eu nunca curti trotes e, literalmente fugi do meu acreditam?! rsrsrsrs...saí correndo dos veteranos quando eles aparecendo falando que ia começar o banho de tinta! 

10-O que você poderia dizer para nossos leitores, que você acha importante para quem esta fazendo vestibular e para aqueles que já estão na universidade?
Meu conselho pra quem tá fazendo ou vai começar a fazer faculdade é o seguinte: sejam apaixonados pelo o curso que vocês escolherem, porque sem estar curtindo o que faz, a gente não consegue aprender nada e não aproveita o mundo novo que a faculdade nos oferece. Então é isso gente, curtam muito o que fizerem e planejem um futuro que não seja apenas profissão, mas também um pouquinho (ou muito, se der) de diversão!

4 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Waw, amei o post e a nova tag, aprendi muito até porque eu tbm estou a pensar em cursar jornalismo.

    soentrenosmulheres.co.cc

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho é estudar jornalismo, e depois moda, e depois fotografia :D
    Adorei a postagem amr
    Boa sexta!
    Bjinhos
    http://laialisafa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito legal esta tag, adorei a entrevista.

    ResponderExcluir
  4. .Muito boa a entrevista, conheço o blog da Fran e ela realmente escreveu um bom curso pra seguir, jornalismo é um sonho pra aqueles que gostam de escrever.. Espero eu também saber um dia o que escolher.. >.<

    www.ecleticus.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino