Estética

Bom dia Meninas!
Uma área que a cada dia cresce mais é a da estética. O campo de atuação é bem amplo atendendo não apenas as mulheres, mas os homem também que estão se rendendo a vaidade e os benefícios dos tratamentos de beleza. Se você se interessa por está área de atuação conheça um pouco sobre a profissão/curso.

O que faz o esteticista?
O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, beleza e bemestar. Por meio do uso de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos anatômicos do corpo humano, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista. O profissional pode fazer atendimento domiciliar ou trabalhar em spas, clínicas estéticas, salão de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, hotéis e até navios.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são extremamente práticos e visam à formação de um especialista em cuidados com a face e o corpo. A diferença é que no bacharelado o aluno tem um foco maior em conteúdos relacionados à gestão do negócio. Já o tecnológico é indicado para quem quer trabalhar com as técnicas esteticistas ou para aqueles que têm interesse em uma técnica específica, como podologia, visagismo (conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza harmônica de um rosto, levando em conta maquiagem e penteado) e terapia capilar.


O curso
Há apenas um curso de bacharelado em Estética no país - o da Universidade Anhembi Morumbi, que deve formar sua primeira turma em 2011. Nele, desde o primeiro ano são mescladas disciplinas teóricas - das áreas de marketing e gestão de negócios de beleza e saúde - com as práticas, nas quais os alunos treinam a aplicação dos tratamentos estéticos. Também se aprendem anatomia do corpo humano, princípios ativos de cada cosmético, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos). O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão do curso. 

Duração média:
 três anos.

O que eu posso fazer?

Estética corporal
Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal e a amenizar sinais de celulite e gordura localizada, por exemplo.
Estética facial
Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.
Estética pré e pós-cirúrgica
Atuar em parceria com o médico para acompanhar o paciente depois de cirurgias plásticas ou reparadoras. Aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas ou procedimentos estéticos.
Maquiagem profissional
Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalha ainda com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, airbrush (maquiagem feita por aerógrafo) e consultoria de automaquiagem.
Massagens corporais
Realizar massagens, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza do paciente.
Podologia
Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.
Terapia capilar
Tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.
Visagismo
Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado
E o mercado de trabalho?
O mercado de trabalho continua em alta para bacharéis e tecnólogos. O Brasil é, no mundo, o terceiro mercado de cosméticos e o segundo no que diz respeito aos cuidados pessoais masculinos. Em 2010, os homens brasileiros gastarão 17% a mais nesse setor do que no ano passado, estima uma pesquisa da consultoria Euromonitor International. Segundo a Associação Brasileira dos Produtos de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), há 1.659 empresas no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A maior parte - 1.047 - está no Sudeste. "Com tanta oferta, é essencial ter profissionais que conheçam, avaliem os produtos e informem os consumidores", diz Pedro Zille Dutra, coordenador do curso tecnológico da Uniso. Por isso, há mais vagas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas também nas capitais da região Sul e em Goiás. As áreas de atuação com mais espaço são estética pré e pós-operatória em clínicas médicas e facial e corporal (com destaque para as terapias corporais) em clínicas de estética, spas e hotéis. Além disso, salões de beleza também têm necessidade do profissional com conhecimento técnico como um diferencial em seus serviços. Começam a surgir oportunidades também em cruzeiros para serviços estéticos. 

Salário inicial:
 
R$ 1.200,00 (6 horas diárias; fonte: Associação Mineira de Estética e Cosmetologia de Belo Horizonte).




Fonte 1

4 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. É uma área promissora. Bacana seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Genteee como o blog tá lindo!!
    Pelo que vejo ele evoluiu super!
    E pra melhor claro!
    Serio...estou encantada!!!

    Beijos!
    www.conexaofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estética é uma area bastante procurada ultimamente. Muita gente precisa saber mais sobre essa profissão! muito Bom o post!
    http://teenagedream-mah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei o post... queria ir em uma fazer tratamentos...

    gente tem sorteio lá no blog, já se inscreveram??? corre que ainda dá tempo...

    www.pimentaroja.blogspot.com

    Bjoss

    Gi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino