Faculdade de Moda


Olá !!
Hoje vamos falar de um dos cursos mais procurados do momento, e o mais votado da nossa enquete.
O post ficou um pouco grande, mas vale a pena ler até o final.

Para você que quer seguir esta carreia nosso conselho é que  desde agora você já comece a acompanhar as revista do ramo principalmente as internacionais, assista programas relacionado com o tema, aprenda inglês e frânces, leia livros sobre o assunto, pois assim quando você chegar na faculdade não se sentira um estranho no paraíso e terá "certeza"(ou quase) que isto é o que você realmente quer. 


Moda, Des. de Moda; Des. Ind. (design de moda); Design (moda); Design da Moda e Estilismo; Moda (coord. de moda e ger. de prod.); Moda e Design; Moda e Estilismo. Vários nomes para um mesmo fim.


Você pode estar se perguntando Moda é o meu curso?

Primeiro vamos saber o que é o curso.
Moda é  a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabilizase pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

Lembre-se gostar e ter aptidão para o ramo são coisas totalmente difentes. Por isso se informe bem sobre como o curso se desenvolve e se tem mesmo o seu perfil.

 
Moda -Bacharelado


Dúvida do Vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?

Antes de escolher um dos dois, é preciso definir em qual área da moda você pretende atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem, negócios e produção. A diferença entre os cursos é que o primeiro tem boa parte de fundamentos teóricos em moda, enquanto o segundo é focado em disciplinas das áreas mais práticas - como criação de tecidos, roupas, moldes, corte e costura e acompanhamento da produção de modelista - e do setor de negócios (estratégias para empresas).

O curso

O currículo do bacharelado varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.

Duração média: quatro anos.

Moda -Tecnológico

O curso

Alguns cursos tecnológicos se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão maior ênfase à criação de moda. Seja como for, o currículo é carregado de disciplinas práticas, com oficinas nas quais você aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia visam a preparar o aluno para atuar no gerenciamento de todo o processo industrial, da compra de matéria-prima à colocação do produto final no mercado. O estágio complementa a formação do aluno. Fique de olho: A UVA-RJ oferece um curso voltado para o design de Carnaval.

Duração média: três anos.



O que você pode fazer

Em ambas as graduações o mercado de trabalho é o mesmo.

Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design/Estilismo
Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios
Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

O mercado de trabalho

A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis como tecnólogos para atender às mais diversas etapas da cadeia produtiva. "O mercado é imenso, começa na plantação do algodão até a repercussão da mídia depois dos desfiles", explica Adriana Job Ferreira Conte, coordenadora do curso tecnológico da UCS, em Caxias do Sul (RS). As modas masculina, infantil, esportiva, praia e de lingerie são as mais carentes desse profissional. "A moda feminina é mais saturada", diz Raquel Valente Fulchiron, coordenadora do bacharelado na Fasm. O estilismo ainda oferece oportunidades para a concepção de coleção de roupas, calçados e acessórios e para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de matérias-primas, além da supervisão da produção, criação de estampas e costuras. Outro campo crescente é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de "bens vestíveis", como celulares e players (MP4, por exemplo). O planejamento e o gerenciamento de marcas com base em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes. Aumenta a demanda pelos consultores de moda para orientar pessoas a se apresentar em diferentes situações, assim como é boa a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, há campo na área educacional, nas faculdades de moda. Mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação. São Paulo possui o maior número de ofertas de trabalho, e uma concorrência mais acirrada devido ao número de cursos de Moda oferecidos. Há também vagas no interior do estado. Na Região Sul, empresas de calçado costumam contratar os egressos, e há demanda para o trabalho nas malharias. Crescem oportunidades na indústria têxtil nordestina.

Salário inicial: a partir de R$ 2.000,00 (fonte: profa. Eliana Gonçalves, da Udesc).

Matriz Curricular: Estão são algumas matérias que serão estudadas no decorrer do curso.

Obs: Se você estiver fugindo de matérias com calculo ou linguagens é bom pensar bem, pois neste curso elas vão estar bem presentes ao lado das áreas artísticas.

Língua Portuguesa -Desenho de Moda I -Modelagem I -Marketing I -Fotografia Aplicada à Moda
Cultura Brasileira -Francês Instrumental - Estatística Aplicada à Moda -Criação e Modelagem Automatizadas I - Comunicação da Moda - Ética, Direito e Legislação Aplicada - Desenvolvimento do Produto I Laboratório de Criação I - Moda e Comportamento I - Cor e Composição - Moda e Mercado
Ilustração

Onde Estudar:
Amazonas: Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas.
Bahia: Faculdade da Cidade do Salvador.
Ceará: Faculdade Católica do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Faculdade Integrada do Ceará.
Distrito Federal: Instituto de Educação Superior de BrasíliaCentro Universitário Planalto do Distrito Federal, Centro Universitário Unieuro.

Espírito Santo: Faculdades Associadas do Espírito Santo, Centro Universitário Jorge Amado, Centro Universitário do Espírito Santo.

Goiás: Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás


Maranhão: Centro Universitário do Maranhão

Mato Grosso do Sul: Universidade Anhanguera



Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro Universitário de Belo Horizonte, Centro Universitário do Triângulo


Pará: Universidade da Amazônia


Paraíba:Centro Universitário de João Pessoa


Paraná: Universidade Estadula de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pernambuco: Faculdade Senac Pernambuco, Faculdade Boa Viagem.

Piaui: Universidade Federal do Piauí.

Rio de Janeiro: Faculdade Senai-Cetiqt, Universidade Estácio de Sá, Universidade Estácio de Sá.

Rio Grande do Sul: Universidade de Passo Fundo, Universidade Luterana do Brasil, Universidade Católica de Pelotas.

Santa Catarina:Universidade do Vale do Itajaí, Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau, Universidade do Estado de Santa Catarina




São Paulo: Centro Universitário Senac, Universidade Bandeirante de São Paulo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Universidade Paulista-SP, Universidade Cidade de S. Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi.

Fontes: Revista Manequim, Guia do Estudando, Uem, Belas Artes, Grades Curriculares, Google.


Espero que este post possa ter ajudado com as dúvidas com relação ao curso. Se sua dúvida não foi respondida entre em contado conosco que tentaremos soluciona-la. Tenham um ótimo fim de semana!

Ane


































22 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Li vários textos desses antes de entrar pra faculdade de moda, ainda tem muita gente que faz pensando ser uma coisa, e é totalmente diferente. hehe
    Beijão flor!!
    Cyn.

    http://gavetafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ameei!leio muita coisa sobre faculdade de moda,uma das minhas escolhas,vou fazer ou publicidade ou moda (acho -q)
    xoxo *-*'
    bubbledreamimi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa deve ser muito bom fazer faculdade de moda!Teu blog está lindo,eu adorei...

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog e as postagens.
    Aceita parceria? Se aceitar me aviza lá no blog, ok?!

    Beijinhoos,
    Aline
    http://aline-alinef-origami.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. nossa adorei saber mais sobre esse curso!Muitas informações eu nem imaginava ( como a diferença entre o tecnologico e bacharelado) volte sempre beijos

    ResponderExcluir
  6. Moda pra mim é só em blogs, na profissão pretendo jornalismo, trabalhar em revistas teens, ou fazer web designer *-*
    Beijos, mais o post ficou muito bom!
    http://agathasplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, já estou te seguindo e tb já coloquei o banner do seu blog nas parcerias

    Beijinhoos

    Aline

    ResponderExcluir
  8. Não sei se faria de moda, tem que ser muito inspirado, hehe

    beijos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola´viu só que legal,sobre as tatoo?Agradeço a visita estou seguindo,me segue?Ahh,visite meu outro blog e receba no teu email uma apostila de dicas de beleza.
    http://trocacoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Muito obrigada pela visita!
    Parabéns pelo blog!! bjinhoss

    ResponderExcluir
  11. O Attitude Included mudou totalmente!
    Confira nossa reforma, e comente com a sua opnião, e sugestões!
    xoxo
    theattitudeincluded.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gestão de Carreiras

    A Gestão de Carreira consiste em fazer um encaminhamento ao desenvolvimento pessoal e profissional do candidato. São analisados o perfil pessoal e fatores como o cenário externo, as oportunidades existentes e as tendências do mercado.
    O objetivo é auxiliar o profissional, fazendo com que ele não dependa apenas das possibilidades oferecidas pelas empresas. O caminho a ser seguido é determinado pelo perfil do candidato, levando em consideração em qual ponto o profissional está e aonde ele quer chegar. Com base nestas informações são definidas ações para alcançar os objetivos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa queriida,seu post ajudou e muuuito!!
    Eu quero muuuuito estudar moda,adoro essas coisas saabe??!! E hooje mesmo eu estava na net cataando informações sobre as faculdades...seu post me deu até uma luz fofa!!! \Õ/

    Kisses...S2
    http://backstreetmorgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. que legal (:
    amei o blog de vocês , visita também ?
    http://girllslife.blogspot.com/
    se quizer linkar nosso blog ae , faremos o mesmo com o de voces (:
    kisses

    ResponderExcluir
  15. mt legal seu blog *---*

    http://trocacoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não ostei! Muito ruim o blog --'

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas
    estou pensando seriamente em fazer faculdade de moda!
    bjs
    http://azuleletrico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. oiee eu quero ser uma estilista quando crecer é meu sonho desde quando tinha 8 anos agora tenho 11
    beijos amei as dicas!
    beijos
    lauraa
    www.kldetudoumpouco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie!

    É bom falar sobre a faculdade de forma bem objetiva mesmo! Quase ninguém tem muita noção ainda do que a faculdade de moda.
    No meu blog eu procuro mostrar os trabalhos para as pessoas entenderem melhor!

    Muito legal!

    ResponderExcluir
  20. rio grande do sul: universidade feevale, ipa

    ResponderExcluir
  21. Olá, alguém poderia me informar qual a diferença quando você vai escolher um curso de moda. Por exemplo,em vestibulares é dada opções como: "design-moda" e "design de moda", detalhe os dois são bacharelado. Qual a diferença dos dois?

    ResponderExcluir
  22. Adorei o seu post!
    Me ajudou muito..s2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino