Jornalismo .

Olá garotas como vcs estão ? Eu espero que muiito bem. Hoje é sexta-feira e vamos falar de mais uma profissão no canal Gente Grande. A profissão de hoje é Jornalismo.



-Duração média do curso : 4 anos[

-Será que jornalismo combina comigo ?!
O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.

O jornalista trabalha em tempo integral, sempre analisando os fatos à sua volta com uma visão crítica, seja quando vai à praia ou assiste a um filme.
Além de tudo isso, o jornalista tem alguns traços marcados como : capacidade de correção dos fatos e propagação dos mesmos de forma clara e concisa, ou seja, aqui a capacidade de detectar os pontos relevantes e resumir é importante ; é necessário gostar de ler já que você estará em contato contínuo com vários estilos de texto; ser sociável, uma personalidade flexível e despojada é um ótimo trunfo ; conhecer outra língua é relevante, na realidade essa é uma exigência na maioria dos cursos ; ter capacidade de concentração e memória.

O Curso :
As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e online, rádio e TV. Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de trabalho. Fique de olho: Alguns cursos têm ênfase específica, como multimeios (UNA, Uneb-BA e Unimonte). A PUC Minas e a Univale oferecem Gestão da Comunicação Integrada, que proporciona uma formação mais geral, com disciplinas de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Já a Uespi oferece dupla habilitação, em Jornalismo e Relações Públicas.

O Mercado de Trabalho :
O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.

O mercado que se encontra em expansão é o das mídias digitais, então é importante, novamente ressaltando, que o jornalista esteja por dentro das inovações tecnológicas pois há um grande campo de trabalho, principalmente na área da internet.
O bacharel pode encontrar oportunidades em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas. A comunicação corporativa ou empresarial é outra área que pode ser promissora.O profissional que optar por se especializar em uma área específica do jornalismo, como moda, ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia, por exemplo, pode encontrar espaço para atuar também como redator setorizado, seja em mídia digital, seja em mídia impressa. Os maiores empregadores continuam nas capitais, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, mas cresce o número de oportunidades em cidades do interior, sobretudo da Região Sudeste.

O que você pode fazer !
Comunicação digital multimídia :
Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet

Comunicação empresarial :
Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.
Edição :
Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.
Fotojornalismo :
Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.
Reportagem :
Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.

Salário médio de um jornalista: Entre R$ 1000 e R$ 4000.

Meninas, espero que possa ter ajudado.   ;)

 












Fontes : Guia do estudante ; Blog Odorium; Unip.

13 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa. Tudo que eu mais quero é fazer faculdade de jornalismo! *O*
    Mas como no jornalismo você tem que escolher uma área, não pode ser TUDO, como eu gosto eu vou manter meu blog!

    *-*

    BjsBjs.

    ResponderExcluir
  2. Own, adorei o post eu quero muito ser jornalista *--*

    http://historiasdaquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu queria cursar jornalismo! Mas vou cursar moda! E talvez depois curso jornalismo no caso de eu querer ser colunista de moda ;)

    Bjs
    http://conexaofashionbd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. antes eu qria fzr jornalismo,mas toda hra eu mudo de idéia!agora parece q tah voltando a vontade!hahaha
    xoxo *-*'


    bubbledreamimi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Post mega informativo!
    Adorei!
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer faculdade de jornalismo *---------*
    Beijos, e confira o novo visual da AP!
    http://agathasplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. olá!
    Adorei o seu blog!
    Seguindo!

    Gostaria de convidá-la a visitar o meu, e me seguir também!

    Beijosss



    thatacintra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah!Eu estou pensando em cursar jornalismo!Seu post foi perfeito,vai ajudar muita gente(inclusive eu).
    http://teenagedream-mah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog.... =)
    Beijo!
    Juju Barros
    http://belejura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. ola!!
    jornalismo é uma ótima profissão
    pena que agora n precisa mais de diploma para exercer

    bjbjbj

    biologadesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. adoro essa profissão, alias todas nós do blogs somos um pouco jornalista né!!!
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo JORNALISMO! E MINHA MÃE É JORNALISTA!
    bjs!
    bannanarepublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei esta matéria, eu pretendo cursar jornalismo e graças a sua matéria bem articulada eu pude tirar todas as minhas dúvidas.
    Parabéns pelo seu site eu já favoritei ele agora;*

    www.theatrevidos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino