Another Brick In The Wall !

    Olá garotas, como vão? Então, hoje vou falar sobre um filme chamado 'Entre os Muros da Escola' (Entre les Murs).É um filme do francês Laurent Cantet e se passa nos corredores e salas de uma escola no  subúrbio de Paris.Um dos aspectos interessantes é que o filme é baseado no livro, de mesmo título do filme, do professor François Bégaudeau.

    O filme mostra o cotidiano do professor de francês François Marin e das salas em que leciona.Com o ambiente da sala de aula deseja se mostrar um universo bem maior : como a França lida com seus cidadãos saídos de ex-colônias, representados pelos alunos árabes e negros.Mas não só isso, também as conquistas e pertubações da relação aluno e professor.Com  o choque de civilizações o trabalho do professor é dificultado e sua autoridade questionada.

    Os atores que interpretaram os alunos, são na realidade,atores amadores,assim como o ator que interpreta o professor, e alunos de escolas semelhantes à retratada no filme, esse aspecto dá veracidade à interpretação.Outra situação inusitada é que os diálogos na maioria das vezes não eram ensaiados, utilizava-se o improviso (claro: seguindo o roteiro) e os alunos poderiam realmente perguntar e interagir.

    A produção ganhou o Prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes, que premia o melhor filme entre vários selecionados. O trailer do filme : http://www.youtube.com/watch?v=YD7CFS0mLaY

    É um filme realmente interessante que permite uma experiência de como são as salas de aula em países como França e até mesmo , se contextualizarmos, no  Brasil.


Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. deve ser legalz esse filme.. vlw pela a indicação!

    ResponderExcluir
  2. Oii, obrigada pela a visitinha no meu blog! já estou te seguindo, me segue tb (:

    www.likikas.blogspot.com

    ;*

    ResponderExcluir
  3. blog lindo tô seguindo segue o meu www.blog-nath-n.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino